cliente: Unimed BH
job: Institucional
ano: 2013

Unimed-BH – Institucional 2013

Descrição

Em agosto de 2013 tivemos o enorme prazer de assumir a produção do vídeo institucional de 2013 da Unimed-BH. Foi, sem dúvida, um dos vídeos mais legais que já produzimos por aqui: um institucional diferente, sem aquela cara de corporativismo duro e travado.

A Lápis Raro procurou a gente com a seguinte idéia: fazer um documentário sobre algum paciente da Unimed que tinha passado por problemas de saúde e estava prestes a receber alta pra voltar pra casa. A proposta era garimpar algum possível caso entre os diversos pacientes ainda internados e ficar a postos pra ir filmar a sua reação e a reação da sua família no momento da alta. O André Macedo envelheceu uns 4 anos só com a possibilidade de ter que agilizar uma equipe de filmagem inteira sem hora marcada e sem aviso prévio. Ia ser o médico dando a notícia na hora, o momento real, na tora.

Algumas questões médicas impediram que essa idéia fosse realizada assim, tão de repente, e tivemos que abandonar a maluquice documental da coisa. Acontece que essa pulga de contar uma história real continuou atrás da orelha, e as conversas continuaram nesse sentido entre a Lápis e a Unimed. A solução que contornava todos os pepinos: recriar com atores algum caso real que já tinha acontecido há alguns anos. E o universo conspirou pra jogar no nosso colo o (maravilhoso) caso real da bailarina Roberta Manata, da Cia. Suspensa – uma incrível companhia de dança daqui de BH.

Toda essa história de mudança de logísitica acabou apertando um pouco o prazo de produção do vídeo. Pra resumir – entre o dia da aprovação da idéia até o dia da filmagem se passou pouco mais de uma semana. E nesse tempo tivemos que entrevistar a Roberta pra entender bem a sua história, produzir elenco, produzir locação, contratar equipe, etc, etc, etc. O André Macedo envelheceu outros 4 anos quando descobriu que ainda não tínhamos roteiro definido faltando apenas 3 dias pra primeira diária de gravação. Isso foi sério: o roteiro final só saiu dois dias antes de começarmos a gravar.

Ainda assim, o universo continuou conspirando a nosso favor, e a infinidade de erros possíveis em uma produção de 4 diárias passou (quase) despercebida pela nossa equipe. Atores maravilhosos, locações lindas, equipe concentrada e dedicada pra fazer acontecer um dos vídeos mais lindos que já saiu dos computadores do Coletivo Imaginário. Um filme que era pra ser de 6 minutos e acabou com 17, mas não tinha como não ser assim – a história era boa demais de contar! Vale a pena tirar 17 minutos do seu dia pra conhecer um pouco mais da Roberta Manata.

Sob direção geral (e roteiro impecável) da Carla Madeira, eu e o Gustavo Jardim dividimos a direção do set de filmagens, numa primeira parceria que promete render ótimos frutos. O André Macedo, pelo menos 8 anos mais velho, tocou com brilhantismo a produção mais vida loka da história. O Alexandre Baxter e o Luis Felipe Les Paul foram incríveis na hora de me ajudar a fotografar o filme. A Suzana Latini insistiu na Mariana Coutinho pro papel principal, o Alexandre Cioleti apareceu como o casal perfeito, e todo o resto da equipe mandou super bem, cada um na sua função, pra gente poder entregar esse vídeo que arrancou lágrimas da Unimed, da Lápis Raro e de quem mais importava: da Roberta.

Ficha Técnica

Direção geral, concepção e roteiro: Carla Madeira

Direção de cena: Gustavo Jardim e Pedro Furtado
Direção de fotografia: Pedro Furtado
Produção executiva: André Macedo
Assistência de direção: Leonardo Lott

Direção de fotografia 2ª unidade: Alexandre Baxter e Luiz Felipe Fernandes
Logger: Lucas Pinho
Steadycam: João Victor Giovani
Assistência de camera (etapa de pesquisa): Erick Ricco

Roberta: Mariana Ruggiero
Lenis: Alexandre Cioletti
Dr. Roberto: Gesimonth Tadeu
Família: Érika Kosinova, Maria Clara Braga, Rafael (bebê), Andréa Rosa

Elenco de apoio: Hanna e Maria Manata, Célia Pereira, Sophia, Luana Costa, Guilherme Abrantes, Juliana Del Picchia, Claudia Lima, Leandro Duarte, Breno Rotelli, Regina Horta, Júlio Malheiros, Déborah Henriques, Christian Henriques, Guilherme Bernis, Emília Marcílio, Jayme Veloso, João Carlos Santos, Luciano Vivacqua, Cristiane Cherubino, Daniela Alves, Eneida Baraúna, Lilian Pirolli, Rosa Santos, Vania Ferreira, Márcia Moreira, Alessandro Gomes, Mário Castro

Direção de arte: Helena Macedo
Assistente de arte: Mônica Macedo
Assistente de produção: Marcus Soares
Som direto: Fabiano Lagartixa
Montagem: Rita Pestana e Pedro Furtado
Finalização: Pedro Furtado
Maquiagem: Clarice Padilha e Maria Ângela Padilha
Moda: Juliana Saliba
Assistente de moda: Marcela Behringer
Eletricistas: André Guerra, Beiçola e Everton Marciano
Produção de locação: Hugo Drumond e Manoel Castello Branco
Produção de elenco: Rosalice Barreto
Assistentes de elenco: Lincoln Macedo e Jaqueline Franco
Produtora de áudio: Serrassônica
Direção musical: Victor Mazarelo
Transporte: Jamanta, Teles, Rogério, Adirson, Cau, Transvip (Carlúcio)
e People Transportes (Wanderson e Felipe)

Câmera: Coletivo Imaginário (Blackmagic Cinema Camera) e Boris (Canon 5D Mark III)
Iluminação: LocCine
Catering: Bia
Pernil: Paulo César Carneiro

Direção de criação: Carla Madeira e Cristina Cortez
Criação: Carla Madeira, Daniel de Jesus e Luiza Sá
Direção de atendimento: Simone Moreira
Direção de comunicação digital: Juliana Duarte
Gerente de atendimento: Renata Pereira
Atendimento: Priscila Dourado e Tarsila Queiroz
Gerente de planejamento: Andreia Loureiro
Gerente de produção eletrônica: Suzana Latini
Assistente de produção eletrônica: Viviane Cunha
Gerência de operações: Vanessa Rocha
Revisão: Glicéria Prisca e Teresa Cristina Brandão
Aprovação cliente: Luiz Túlio, Marcelo Coury, Christie Meira, Márcia Siqueira, Vanessa Soares e Daniela Maia